FIGUEIREDO, Fernando Stankuns de Paula. Oim-iporã-ma Ore-rekó Registro e Projeto Gráfico | Experiência de estudantes universitários e os Guarani. Trabalho Final de Graduação apresentado em 2005 - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Orientador Prof. Dr. Luiz Nunes Reginaldo Ronconi.
Grupo interdisciplinar de extensão universitária Oim-iporã-ma Ore-rekó e comunidade indígena Guarani do Jaraguá
Traduzir OIM-IPORÃ-MA ORE-REKÓ para o português faz parte de um amplo processo de aprendizado, do qual um grupo de estudantes – de Arquitetura, Ciências Sociais, Economia, Educação, Letras e Psicologia, da Universidade de São Paulo fizeram parte a partir de 1999, através de uma parceria com a comunidade indígena Guarani do Jaraguá, constituída pelos Tekoá Ytu e Tekoá Pyaü, localizada na região noroeste do município de São Paulo. Estudantes de arquitetura, inclusive eu, iniciaram esse relacionamento que durou muitos anos, período que puderam realizar alguns projetos. Gradualmente, adquirida a fundamental confiança dessa comunidade, importantes lições foram recebidas sobre a arquitetura, a cultura e o modo de vida Guarani. Desde então o aprendizado tem sido grande e as indagações idem.
aprenderam que primeiro devia-se aprender
Contatos com conhecedores de temas afins foram feitos, e mais alunos, de diversas áreas do conhecimento, foram se juntando num processo que teve como prioridade antes de qualquer execução o conhecimento dessa comunidade. Tanto dentro do grupo de extensão, como principalmente a partir da comunidade, muitas ideias e projetos nasceram: acompanhar de perto as atividades da Escola recém inaugurada, cuja construção estivemos diretamente envolvidos; realizar um vídeo documentário; aprender com a Educação Tradicional Guarani; observar a construção de habitações por órgãos públicos; aprender com a Construção Tradicional e trabalhar em alguns projetos ligadas à Cultura, além da discussão de diversas temáticas que afloraram nesse tempo, tais como o uso da nova Escola; formas de auto-sustentabilidade; as políticas públicas para as populações indígenas; as políticas culturais; as educacionais e habitacionais entre outras.
um intercâmbio de saberes construído de forma respeitosa
Confesso que nessa história – como certa vez escreveu muito bem nosso amigo Amilton – “um intercâmbio de saberes construído de forma respeitosa entre uma comunidade indígena Guarani e um grupo interdisciplinar de estudantes universitários”, caminhamos muito mais que poderia imaginar lá no início. Fruto da amizade que se formou, imprescindível para esse resultado, levamos adiante muitos sonhos, os quais ainda nos fazem caminhar e ter a vontade de seguir mais longe.
Acreditando na qualidade das discussões acontecidas, da riqueza do conhecimento adquirido, da relação que o projeto tem com a Universidade, além da importância para a formação do estudante universitário assim
como foi para mim, propus como trabalho final de graduação um registro e um projeto gráfico que buscou organizar o material produzido, relatou o processo de trabalho, apresentou os projetos realizados,
debateu e reflitiu um pouco de toda essa experiência.
É a memória de um trabalho envolvente e apaixonante, não de uma só voz, mas que representa diversos estudantes que fazem ou já fizeram parte dessa processo.
Palavras-chave: guarani; jaraguá; extensão universitária; FAU; USP.
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